O juiz da 6ª Vara Cível de Sinop (a 500km de Cuiabá), Mirko Vincenzo Giannotte, suspendeu, no mês de janeiro de 2022, o reajuste de mais de 31% na tarifa de água e esgoto do município, que tentava ser imposta pela concessionária Águas de Sinop.
A decisão do juiz atende um pedido realizado numa ação ingressada pelo próprio município, que vê abusos no reajuste da tarifa de acordo com o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).
Araputanga
O índice de correção com base no IGP-M também deveria ser utilizado no município de Araputanga (a 345km de Cuiabá) de acordo com a Lei Municipal n.º 1.331/2018, deixada pelo ex-prefeito Joel Marins de Carvalho (DEM). No entanto, os atuais vereadores entenderam que a porcentagem do índice era abusiva e alteraram a Lei em Sessão Ordinária realizada no dia 22 de fevereiro de 2021, devendo ser reajustadas a cada 12 meses através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Com as mudanças aprovadas pelos vereadores, a nova Lei Municipal n.º 1.427/2021 foi sancionada pelo atual prefeito, Enilson de Araújo Rios (Solidariedade), e em 2022 o município teve uma redução significativa no índice de reajuste da taxa de água, caindo de 31,10% para 10,06%, uma redução de 21,04% para os consumidores.
Leia também — Lei aprovada por atuais vereadores reduz índice de reajuste da taxa de água em mais de 21%
No mesmo ano da mudança da Lei, o prefeito Enilson Rios atendeu indicação apresentada em Sessão Ordinária, no dia 08 de março de 2021, pelo vereador Ulisses Ferreira (PDT) e suspendeu pelo período de 90 dias o corte de serviços considerados essenciais para população. O Decreto Municipal n.º 33/2021, venceu no dia 30 de junho de 2021.
Matérias relacionadas:
• Joel Marins aplica aumento de 45% na conta de água e inclui taxa de coleta de lixo
• Após indicação do vereador Ulisses Ferreira prefeito suspende cortes de serviços essenciais
• Lei aprovada por atuais vereadores reduz índice de reajuste da taxa de água em mais de 21%
Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.